I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Estudantes, professores e técnicos debatem calendário acadêmico em assembleia

Estudantes, professores e técnicos debatem calendário acadêmico em assembleia

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

di_estudantes

Comunidade acadêmica tem até o dia 13 para decidir por uma proposta. Fotos: Anderson Freire/Ascom


Cerca de 400 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e estudantes da UNEB, participaram na manhã de hoje (27) de uma Assembleia Geral Universitária (AGU) para discutir a elaboração de um novo calendário.
O encontro, realizado no Teatro UNEB (foto home), Campus I da universidade, em Salvador, deu continuidade ao debate iniciado pelos discentes da capital, que reunidos em assembleias estudantis nos últimos dias 20 e 27 de junho definiram uma proposta de calendário referente à retomada das aulas na instituição após a greve docente.
“Não queremos tirar a legitimidade da greve dos professores,  mas realizar um diálogo com todos os segmentos da UNEB para construir uma proposta com 100 dias contínuos de aula, mesmo que para isso seja necessário abrir mão das férias em janeiro”, ponderou Paulo Roberto Souza, discente do curso de relações públicas (Campus I) e um dos representantes da mobilização estudantil.
De acordo com os organizadores do encontro, essa assembleia geral foi realizada pela primeira vez reunindo os três segmentos da instituição, dos campi da capital e do interior do estado.
O estudante Paulo Roberto, o professor Jean Rêgo, do Campus II, em Alagoinhas — que representou a Associação dos Docentes (Aduneb) —, e Edson Pinto, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhados em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), compuseram a mesa de abertura do encontro, acompanhados de relatores dos respectivos segmentos.
Jean Rêgo lembrou que, por sua multicampia, discutir a UNEB é muito complexo, “por isso é importante analisarmos todas as propostas, já que os calendários aqui sugeridos prezam pela responsabilidade e cidadania”.
Já Edson Pinto ressaltou que os três segmentos universitários devem se manter unidos para o fortalecimento das bandeiras de luta de cada entidade.
O pró-reitor de Graduação (Progad), José Bites, por meio de comunicado, se colocou à disposição dos participantes da assembleia para esclarecimentos acerca do calendário acadêmico.

Nova proposta

A Assembleia Geral Universitária foi convocada para que estudantes, técnicos administrativos e professores pudessem avaliar as três propostas existentes para os semestres 2011.1 e 2011.2, elaboradas pelo movimento estudantil e pela Prograd.
Durante a reunião, os discentes do Campus IV da universidade, em Jacobina, apresentaram uma nova proposta de calendário.
“Propomos o cancelamento do semestre 2011.2, já que com as propostas apresentadas nunca vamos regularizar o calendário de aulas ou contemplar todas as categorias dos 24 campi”, destacou Cassiano Ferreira, estudante do curso de história.
De acordo com essa proposta, o semestre de 2011.1 teria começado no dia 17 de junho, com término previsto para 24 de outubro, perfazendo um total de 129 dias letivos. O semestre referente ao período 2011.2 iniciaria em fevereiro de 2012.
“A universidade vai além das aulas. Não ficaremos parados em novembro e dezembro. Nesses meses queremos complementar nossa formação com atividades de pesquisa e extensão. Os alunos novos, que serão aprovados no próximo vestibular, entrariam no segundo semestre de 2012, já com a casa arrumada”, defendeu Anajara Tavares, discente de fonoaudiologia (Campus I).
A professora Sinoélia Pessoa, do Campus X, em Teixeira de Freitas, aprovou a nova proposta: “Vou defender o cancelamento do segundo semestre. Antes era assim: saíamos em dezembro e voltávamos em março”.
Os três segmentos universitários concordaram em realizar novas reuniões departamentais, até o dia 9 deste mês, para discutir o calendário acadêmico. Estudantes agendaram para esta quinta-feira (8) um encontro no Teatro UNEB, no Campus I, que terá transmissão via videoconferência.
A definição de uma proposta consensual será feita em nova assembleia geral, a ser realizada do dia 13, às 9h. A deliberação final sobre o calendário será feita pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição, no próximo dia 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos comentários que não estejam em consonância com os nossos valores,que nao estejam assinados ou que seja imoral.