I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 8 de abril de 2014

"O controle dos discursos é o controle dos sujeitos..."

Esta é mais uma tentativa  de silenciar quem se posiciona contra esta administração que há seis anos se impõe no Campus Dezoito. Quem não reza pela cartilha deles não merece ser respeitado. Querem desqualificar o movimento estudantil , querem minar emocionalmente  ao nosso companheiro já que para fazê-lo politicamente teriam que nascer de novo.  Ian não é  uma pessoa leviana e sua mente não é colonizável. Ele partilha de princípios éticos e morais e tem apoio das pessoas mais sérias e decentes que possam existir. Bora Ian, da luta não nos retiraremos...


CARTA DE DESAGRAVO

“O controle dos discursos é o controle dos sujeitos”
Em ano de eleição para diretor de departamento fervilham por todos os lados denúncias e acusações contra pessoas que podem representar possíveis ameaças ao modelo hegemônico de gestão que atualmente se coloca no campus XVIII, no entanto, o alvo da vez foi um estudante filho de pais semianalfabetos, residente universitário e vindo do interior. Mas, como sei que nada é divino, nada é maravilhoso, não fui surpreendido ao ser vitima de comentários maldosos e irresponsáveis vindos de membros da comissão de assistência estudantil, especialmente de uma das representantes docentes e de uma representante técnica, afinal, a falta de entendimento sobre o projeto de assistência estudantil e a ausência de um projeto politico para a universidade gera reações desesperadas, onde a única saída é desqualificar a imagem e a trajetória de quem se coloca contra um modelo de gestão e assistência estudantil ultrapassados.
Recordo-me da dificuldade que foram meus primeiros meses em Eunápolis onde fui impedido de entrar imediatamente na residência universitária, pois a comissão de assistência estudantil da época alegava superlotação da residência universitária masculina, por conta disso fui obrigado a permanecer por mais de um mês na casa de um até então desconhecido que conheci pela internet e que se sensibilizou pela minha situação. Recordo-me ainda dos colegas, amigos e conhecidos que mudaram de universidade ou até mesmo desistiram do curso por falta de um teto, de uma bolsa, vítimas de uma politica de permanência ineficaz. Lembro também dos processos de luta que nos fizeram chegar ate aqui, onde por muitas vezes fomos ridicularizados por fazermos proposições que segundo alguns eram impossíveis, e hoje, felizmente, vemos várias das nossas propostas sendo colocadas em prática fruto da luta de estudantes deste e de outros campi da UNEB.
No entanto, me decepciono ao ver que o espaço da residência se tornou apenas um instrumento de barganha política, onde vemos um processo de sucateamento extremamente proposital que visa expulsar ou afastar os estudantes da residência, residência esta que em muitos momentos também se constitui como espaço de luta, de organização e resistência daqueles que passam por um processo de um árduo vestibular, dos que, como eu, ingressam via SISU, dos cotistas e principalmente dos seres humanos que vivem dia após dia o sonho, outrora distante, de entrar na universidade.

IAN LOPES DE JESUS – ESTUDANTE – RESIDENTE DO CAMPUS XVIII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Refrescando a memória.... Fatos ocorridos na durante a gestão passada, apoiada  por este departamento do Campus DEZOITO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos comentários que não estejam em consonância com os nossos valores,que nao estejam assinados ou que seja imoral.