I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coisas que nao são segredos internos do campus XVIII UNEB - Eunápolis


Na Uneb, campus de Eunápolis, teve apenas um candidato para o cargo de diretor, porque a maioria dos professores estava em estágio probatório, portanto sem o direito legítimo de se candidatar ao cargo. Diferentemente do quê é dito e do quê foi dito no Debate.
O diretor está no cargo pelo terceiro mandato consecutivo. E de acordo o REGIMENTO DA UNEB, o mandato é de DOIS ANOS, podendo ser reconduzido a mais UM MANDATO (+ DOIS ANOS). Logo, se o regimento é LEGÍTIMO O DIRETOR DO CAMPUS DEZOITO EM SEU TERCEIRO MANDATO está ILEGAL sim. (Se fosse lá em Cuba, aqui já estariam a dizer que era ditadura). DEU O GOLPE NO CAMPUS. Ademais, é pra rasgar o regimento da UNEB? Se não é seguido o regimento, para que o fizeram???
Estou neste Campus desde 2010 e desde então, este departamento nunca, jamais em tempo algum apresentou um projeto que fosse para aquisição de uma sede própria. O representante do departamento sempre esteve na sala de aula para dizer (sobre o tema): “o nosso comodato foi prorrogado”. (anunciava como se isto fosse um grande feito da sua administração). As vezes que questionado sobre aquisição do Campus, ele se limitava a dizer que não era só da responsabilidade dele, mas que os alunos tinham que ter iniciativa. No quê ele estava certo, afinal, ele não tem expressão frente aos políticos locais e a comunidade, o que não lhe daria credibilidade para sozinho empenhar alguma campanha. Mas pensando bem, se ele tivesse um projeto neste sentido, talvez fosse apoiado pela da comunidade.
O debate sobre a aquisição do campus, só ficou acirrado quando alguns alunos começaram a cobrar mais incisivamente, a mais ou menos um ano atrás. Esta pessoa, que escreve aqui, sempre se posicionou contra a falta de iniciativa desta administração. Sempre cobrou uma postura mais a favor do campus, da atual administração e menos do clientelismo aqui neste departamento posto, e embora ele diga que isto é pessoal, eu tenho que lembrá-lo aqui que eu só tenho interesse no trabalho dele enquanto gestor do departamento em que eu estudo,  não é pessoal por quanto não faço parte do seu grupo de amigos. Então como haveria de ser pessoal? 
O diretor, então candidato a vice-reitor, em seu discurso falou sobre ética. Ora, se tem alguma coisa que parece inexistir no campus XVIII É ÉTICA. Haja vista casos como os da Licitação da Cantina, da xérox, da professora bióloga de letras (e aqui não questionamos  os seus méritos, ou a sua competência. Isto não é questionado em hipótese nenhuma. Só não compreendemos o fato de ela ser bióloga e dar aula de letras, onde a interdisciplinaridade não é afim. Questionamos a maneira como se contrata funcionários no Dezoito que também é em desacordo com o ESTATUTO DA UNEB; questionamos  como se gasta a verba que vem para o departamento já que não vemos prestação de contas como todo órgão público deve fazer e nem sabemos quanto vem; Questionamos funcionários que não são concursados (cargos apadrinhados) votarem no conselho departamental questões de interesses acadêmicos, afinal qual funcionário não concursado vai votar contra o patrão? Onde está a legitimidade deste processo? Isto não é voto de cabresto? Questionamos como é que um professor faz concurso para História, fica em terceiro lugar e é nomeado para Turismo. Aí eu pergunto: Quem passa num concurso para promotor público pode ser nomeado juíz pelo mesmo concurso? OU essa nomeação é em nome da fidelidade aos interesses do grupo?


Por todas estas coisas, e por outras também que só quem vive no XVIII sabe e conhece e pelas e dificuldades com quê nós aqui, em especial alunos de história temos em realizarmos um evento, Por menor que ele seja , é que voto BITES e Carla Liane e sobretudo por que penso uma UNEB MELHOR, SEM ASSISTENCIALISMO, SEM CLIENTELISMO, SEM APADRINHAMENTOS E PORQUE DESEJO UMA UNEB PARA TODOS OS UNEBIANOS E NÃO APENAS PARA ALGUNS..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos comentários que não estejam em consonância com os nossos valores,que nao estejam assinados ou que seja imoral.