I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coisas que nao são segredos internos do campus XVIII UNEB - Eunápolis


Na Uneb, campus de Eunápolis, teve apenas um candidato para o cargo de diretor, porque a maioria dos professores estava em estágio probatório, portanto sem o direito legítimo de se candidatar ao cargo. Diferentemente do quê é dito e do quê foi dito no Debate.
O diretor está no cargo pelo terceiro mandato consecutivo. E de acordo o REGIMENTO DA UNEB, o mandato é de DOIS ANOS, podendo ser reconduzido a mais UM MANDATO (+ DOIS ANOS). Logo, se o regimento é LEGÍTIMO O DIRETOR DO CAMPUS DEZOITO EM SEU TERCEIRO MANDATO está ILEGAL sim. (Se fosse lá em Cuba, aqui já estariam a dizer que era ditadura). DEU O GOLPE NO CAMPUS. Ademais, é pra rasgar o regimento da UNEB? Se não é seguido o regimento, para que o fizeram???
Estou neste Campus desde 2010 e desde então, este departamento nunca, jamais em tempo algum apresentou um projeto que fosse para aquisição de uma sede própria. O representante do departamento sempre esteve na sala de aula para dizer (sobre o tema): “o nosso comodato foi prorrogado”. (anunciava como se isto fosse um grande feito da sua administração). As vezes que questionado sobre aquisição do Campus, ele se limitava a dizer que não era só da responsabilidade dele, mas que os alunos tinham que ter iniciativa. No quê ele estava certo, afinal, ele não tem expressão frente aos políticos locais e a comunidade, o que não lhe daria credibilidade para sozinho empenhar alguma campanha. Mas pensando bem, se ele tivesse um projeto neste sentido, talvez fosse apoiado pela da comunidade.
O debate sobre a aquisição do campus, só ficou acirrado quando alguns alunos começaram a cobrar mais incisivamente, a mais ou menos um ano atrás. Esta pessoa, que escreve aqui, sempre se posicionou contra a falta de iniciativa desta administração. Sempre cobrou uma postura mais a favor do campus, da atual administração e menos do clientelismo aqui neste departamento posto, e embora ele diga que isto é pessoal, eu tenho que lembrá-lo aqui que eu só tenho interesse no trabalho dele enquanto gestor do departamento em que eu estudo,  não é pessoal por quanto não faço parte do seu grupo de amigos. Então como haveria de ser pessoal? 
O diretor, então candidato a vice-reitor, em seu discurso falou sobre ética. Ora, se tem alguma coisa que parece inexistir no campus XVIII É ÉTICA. Haja vista casos como os da Licitação da Cantina, da xérox, da professora bióloga de letras (e aqui não questionamos  os seus méritos, ou a sua competência. Isto não é questionado em hipótese nenhuma. Só não compreendemos o fato de ela ser bióloga e dar aula de letras, onde a interdisciplinaridade não é afim. Questionamos a maneira como se contrata funcionários no Dezoito que também é em desacordo com o ESTATUTO DA UNEB; questionamos  como se gasta a verba que vem para o departamento já que não vemos prestação de contas como todo órgão público deve fazer e nem sabemos quanto vem; Questionamos funcionários que não são concursados (cargos apadrinhados) votarem no conselho departamental questões de interesses acadêmicos, afinal qual funcionário não concursado vai votar contra o patrão? Onde está a legitimidade deste processo? Isto não é voto de cabresto? Questionamos como é que um professor faz concurso para História, fica em terceiro lugar e é nomeado para Turismo. Aí eu pergunto: Quem passa num concurso para promotor público pode ser nomeado juíz pelo mesmo concurso? OU essa nomeação é em nome da fidelidade aos interesses do grupo?


Por todas estas coisas, e por outras também que só quem vive no XVIII sabe e conhece e pelas e dificuldades com quê nós aqui, em especial alunos de história temos em realizarmos um evento, Por menor que ele seja , é que voto BITES e Carla Liane e sobretudo por que penso uma UNEB MELHOR, SEM ASSISTENCIALISMO, SEM CLIENTELISMO, SEM APADRINHAMENTOS E PORQUE DESEJO UMA UNEB PARA TODOS OS UNEBIANOS E NÃO APENAS PARA ALGUNS..

terça-feira, 10 de setembro de 2013

UNEB EUNÁPOLIS E A ÉTICA

A UNEB EUNÁPOLIS, Campus XVIII,  tem explicitado situações na qual deixa claro a urgente necessidade de se fazer um amplo diálogo sobre ÉTICA. É vergonhosa uma instituição de Educação onde a ética inexiste ou é completamente ignorada.

Vou citar só algumas pequenas coisas dos 'bons exemplos' que nos são dados,  para que não nos sirva para a vida:

A CAMPANHA PARA REITOR: No campus só pode ter cartazes do candidato a vice, claro, a maioria dos funcionários, contrariando a constituição, é apadrinhada ou seja, não concursados. ÉTICO. Daí então eles acham que podem impedir outros candidatos a entrarem no Campus, RETIRANDO E DANDO SUMIÇO EM TODO MATERIAL DE CAMPANHA DO CANDIDATO BITES. E POR QUE SERÁ QUE NÃO TIRAM DO CLÁUDIO? Ele não representa risco de derrota para o candidato a vice? 

O ESTATUTO UNEB DIZ O SEGUINTE Do Corpo Técnico-Administrativo

Art. 213. O pessoal técnico-administrativo é o segmento de sustentação e apoio às atividades-fins da Universidade, constituído de funções próprias e grupos ocupacionais específicos.

Parágrafo Único. O ingresso dar-se-á através de concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecida a ordem de classificação e o prazo de sua validade, conforme estabelecem o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia e demais normas pertinentes.


Este estatuto foi feito mesmo para quê se não se cumpre? Para quê fizeram estas regras?
É por isso que a gente ouve: "MINHA BIBLIOTECA" "MEUS FUNCIONÁRIOS". Isto em se tratando de erário público, bem público, de coletivo, patrimônio público que pertence a todos nós, mas que alguns se acham mais donos do que outros ou se acham únicos donos.

Eu mesma, já fui agredida e a minha mãe foi xingada durante uma reunião de colegiado, na qual eu fui questionar por que NUM CAMPUS DE HUMANAS EXISTE UMA BIÓLOGA ocupando um cargo de professora num curso de letras.  LÓGICO qualquer pessoa em sã consciência vai questionar isso.  Afinal, não se estuda comeias, não se estuda fisiologia de vegetais e outras coisas do tipo num Campus de Humanas. E ainda que pareça piada, a verdade é que não estou questionando nada que não seja verdade. Embora nunca tenha visto o pessoal de humanas nos campi das biologias... Esta variável só no CAMPUS DEZOITO.

E o que diz o Regimento da UNEB?

Art. 53. Os docentes do Departamento serão organizados por áreas de conhecimento específico, definidas pelo Conselho de Departamento, constituídas de disciplinas ou componentes curricular.

Além disso,  temos funcionários que levou pau em concurso público e continua ocupando cargo, Licitação feita de irmão para irmão, e o caso do próprio diretor, contrariando o Estatuto foi conduzindo ao cargo pela terceira vez. O artigo é claro quando diz:

               § 1º. O Diretor será nomeado por ato do Reitor para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

O artigo nada diz de pró-tempore.

PERA LÁ XARÁ, COLONIZAÇÃO NÃO, Isso é uma universidade. Mais respeito é o que merecemos.
 Para o aluno: Nada de COPY COLA... NÃO É ÉTICO E PODE SER PLÁGIO, entretanto, já assisti aula cujo slide de site lusitano que nem sofreu alteração em sua forma de escrever o português. ALGUÉM PODE ACHAR QUE ISSO DEVE SER NORMAL, MAS NÃO É.

Vivemos em tempo de completa inversão de valores. Cada dia mais o ilegal é que recebe aplauso. E eu que questiono as irregularidades dentro de uma instituição de ensino é  que devo ser errada. Afinal, muitos dizem, todo mundo faz...

Estas mesmas pessoas  ainda se acham no direito de falarem mal do governo, dos deputados,  como? Pois se praticam a mesma coisa? E a coisa ainda é pior, quando a gente ver pessoas, ditas de JESUS, compactuando destas práticas quando não, sendo os próprios sujeitos destas ações. Em nome de JESUS... É MUITA CARA DE PAU.